Agora vamos entrar de uma vez no mundo dos sons. Todo mundo conhece as notas musicais: DÓ - RÉ- MI - FÁ - SOL - LÁ - SI. Já está na hora de entender onde estas ficam escritas na partitura.
Antes precisamos conhecer algumas figuras que estão nas camisas e jóias de muita gente, as chamadas claves:
O termo clave vem do latim e significa "chave". E é bem isso o que a clave significa. Imagine que você tem uma chave, quando você abre a porta da casa vai conhecer tudo o que tem ali dentro não é? A clave é a chave que abre as portas do pentagrama que é a casa onde estão guardadas as notas musicais. Aqui iremos aprender mais acerca da clave de sol e de fá.
Quem toca violão, guitarra, canta vai utilizar a clave de sol, quem toca contra baixo vai usar a de fá, quem toca piano ou teclado vai utilizar as duas e quem toca bateria não pense que vai ficar de fora, em breve colocarei um post dedicado a vocês, aguardem, mas enquanto isso continuem lendo os posts afinal teoria musical é para todos... e conhecer a clave de sol e de fá pode ser seu diferencial como músico.
Bom na clave de sol as notas estão localizadas dessa forma:
Lembra das linhas suplementares que abordamos nos primeiros posts? Vejamos as notas que essas linhas guardam na clave de sol!
Agora na clave de fá:
E as suplementares:
Abaixo algumas dicas de como localizar as notas no braço do violão e do piano. Só para não confundir, no braço do violão estão demarcadas as notas por cifra, onde
DÓ = C
RÉ = D
MI = E
FÁ = F
SOL = G
LÁ = A
SI = B
As figuras que aparecem como (#) por exemplo vamos aprender no próximo post sobre tons e semi tons! Abraços e até a próxima
Nenhum comentário:
Postar um comentário