segunda-feira, 28 de abril de 2014

Acordes Relativos

Pessoal, vamos voltar à nossa rotina de estudos? Então que tal retornamos conversando um pouco sobre a família dos acordes??

Essa família chamamos de "campo harmônico" que é o conjunto de acordes formado a parti das notas de uma determinada escala. Mas a princípio devemos entender que toda escala maior tem uma relativa escala menor, ou seja uma escala menor que possui as mesmas notas que a escala maior. Por exemplo:

Então por ai já podemos entender que se a escala maior de dó possui as mesmas notas da escala de lá menor então elas são relativas (é bom lembrar que a escala menor relativa parte sempre do 6º grau da escala maior, ou seja, a tônica da escala menor relativa é o 6º grau da escala maior). Sendo assim os acordes dó maior e lá menor são relativos. Isso serve para os demais exemplos e para todos os outros acordes que conhecemos!!!

Ou seja, a tônica do acorde maior é a terça do menor. E a terça do maior é a quinta do menor. Essa é a formação dos acordes relativos. Agora é a sua vez de fazer isso nas outras escalas e acordes!!! Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário