domingo, 20 de julho de 2014

Acentos - Contratempo - Síncopa

Então pessoal! Hoje vamos tratar de mais "gramática" desse grandioso dialeto que estamos nos propondo a estudar: a música. Assim como os idiomas possuem acentos como o " ' "; " ^ " ; " ^"... A música também possui seus acentos, estes são utilizados para enfatizar as frases musicais atribuindo-lhes determinados sentidos, emoções e sentimentos.

Podemos dizer que os acentos são postos nos tempos fortes, por exemplo: em um compasso quaternário (4 por 4) onde existem quatro tempos formados por quatro semínimas, o primeiro tempo é forte, o segundo é fraco, o terceiro é meio forte, já o quarto também é fraco:

Os acentos também estão nas notas mais fortes dos tempos (acentuação secundária) como vemos na figura a seguir:

Veja que o segundo tempo do compasso (tempo fraco) é composto por quatro semicolcheias . As notas que formam esse segundo tempo do compasso, recebem as mesmas definições de tempos fortes e fracos. Mas o seu tempo "forte" não é o equivalente ao tempo forte do compasso. O tempo forte desse grupo de semicolcheias terá intensidade de um tempo fraco e as outras 3 semicolcheias serão mais fracas ainda.

Esta é a regra. mas como toda regra tem sua exceção, o acento pode ser deslocado ou suprimido, para entendermos isto devemos conhecer dois pontos; O contratempo e a síncopa:

Contratempo

O contratempo existe quando o acento é deslocado, ou seja, o acento que seria no tempo forte acontece no tempo fraco, através de um sinal de dinâmica escrito sobre a nota acentuada, o sinal pode ser (>) ou a abreviatura de sforzato (sf).

O contratempo às vezes é indicado por uma linha curva, que une duas notas de alturas diferentes. Nesse caso a linha onde parte a linha curva recebe então mais acento que a seguinte. Essa forma tem sido muito utilizada ultimamente.

Um segundo tipo de contratempo é no tempo forte não colocar nenhuma nota e sim, um sinal de pausa (silêncio). Esse é o meu preferido

Síncopa

Existe quando o tempo fraco ou parte fraca de um tempo se prolonga para o tempo forte do outro compasso ou parte forte do mesmo compasso. É indicado pela ligadura, e às vezes, pela nota pontuada. 

Bom pessoal, por hoje é só! Já vou adiantando que as postagens de hoje por diante terão mais conteúdo. O objetivo é conseguirmos pegar uma partitura e desvendar ponto a ponto, ler a partitura e ler as entrelinhas que esta tem para nos oferecer. Depois de estudarmos mais alguns assuntos, termos aqui uma sessão onde vou colocar músicas eruditas, iremos analisar toda a partitura da música e então vamos ver a execução tanto para violão como para piano (no meu caso teclado, pq piano mesmo ainda é um sonho rsrs). Abraços e até a próxima pessoal!



Um comentário: