terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Música: Uma linguagem traduzida

      Para entendermos o assunto de hoje, se faz necessário relembrar um assunto que foi o tormento, o pesadelo e o bicho de sete cabeças da infância de muita gente (inclusive da minha hehehe).
      Pois é, a música apesar de ser uma linguagem é escrita de forma matemática, através de frações!!!
      A fração básica que vamos estudar inicialmente é a 4/4. Musicalmente essa fração é conhecida como compasso quatro por quatro ou compasso quaternário.Onde o inteiro é a semibreve, a mínima é 2/4, e a semínima 1/4. Bom, o que quero dizer é que o compasso quaternário é divido em quatro tempos, onde a semibreve preenche os quatro tempos, a mínima preenche dois, a semínima 1, consequentemente a colcheia preenche metade de um tempo e a semicolcheia 1/4 de 1 tempo. Pra não causar confusão na cabeça de ninguém fiz essa figura que pode ajudar a entender melhor o que eu tentei dizer...
      A próxima ilustração mostra que cada figura musical é na verdade metade de outra e que cada uma delas parte da semibreve.


      Quanto a duração no compasso quaternário (4/4) podemos ver na ilustração abaixo como fica:
      Bom, é isso. Espero que tenham entendido... o video abaixo é uma tentativa kkk apenas pra que vcs tenham a noção de quando cada figura dura e tal... o áudio não ficou muito bom, mas acredito que vai dá pra entender... Serão apresentadas sete sequências com as figuras que estudamos até agora. Vale lembrar que a semibreve e a semicolcheia duram 4 e 2 tempos respectivamente, no áudio vcs não vão poder ouvir essas notas soarem esses 4 e 2 tempos por que foi feito com uma percussão, mas quem toca piano, violão ou outro instrumento deve saber que vc deverá sustentar essas notas de modo que elas soem os 4 e 2 tempos.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Música: se é dialeto tem que ter escrita!



Antes de falar sobre as figuras musicais, compassos, partituras e tudo mais que faz parte desse universo, pensei que seria legal falar um pouco sobre o surgimento da notação musical, por dois motivos:

1-   É sempre bom entender a origem das coisas, por exemplo: o português tem sua origem no latim, estou certa? Se a música é a linguagem do som ela tem que ter uma origem também não é?
2-   Por que não quero entrar logo no assunto dos tempos da cada figura e compassos, afinal, tenho que pensar muito em como abordar esse assunto pela internet, sem causar confusão na cabeça de ninguém hehe.

Pois bem, as figuras musicais modernas são:

 

Essas tiveram sua origem nos neumas (que em latim significa sinal). Eram pequenos símbolos que representavam as notas musicais no canto gregoriano.

O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente. O período de formação desse canto vai dos séculos I ao VI atingindo seu auge nos séculos VII e VIII. Seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno que fez uma coletânea dessas peças.

Pois bem, na figura abaixo, podemos visualizar alguns neumas e o que eles procuravam representar

   


Pois é, a notação musical tem uma origem. Mas vamos deixar de blá, blá, blá, por que história é bom, mas viver tudo isso vai ser melhor ainda. Até a próxima!