quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MÚSICA: A MÁGICA DO SOM

Música, de acordo com o dicionário Michaelis é a “arte e técnica de combinar sons de maneira agradável ao ouvido.”Ou seja, a música e a arte de expressão do som. O som é tudo aquilo que podemos ouvir e através de suas propriedades evoca sentimentos e impressões.

As propriedades do som são quatro: duração, intensidade, altura e grau.

a) Duração: Representa simplesmente o tempo de produção do som, ou seja, o tempo que o som dura.
b) Intensidade: Os sons podem ser fortes ou fracos. A intensidade de uma onda sonora depende dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte. Uma onda sonora perde intensidade o decurso de sua propagação.
c) Altura: não está relacionado ao som ser baixo ou alto, e sim ao som ser grave ou agudo.
d) Timbre: é o que nos permite determinar o que deu origem a som e é por ele que distinguimos o som do violino, do piano, da flauta e etc.


Na notação musical podemos identificar todas as propriedades do som, por exemplo: a duração é representada pelas figuras musicas, a intensidade pelas indicações de dinâmica na música, a altura pela posição da nota na partitura, e o timbre pela indicação da voz ou do instrumento que deve executar a música.

Tudo isso será abordado com mais detalhes nas próximas postagens. Mas agora se faz importante definir as propriedades da música:

a) Ritmo: forma ordenada e regular de medir o tempo.
b) Melodia: sucessão de sons que variam de acordo com a duração, altura e intensidade.
c) Harmonia: é a ciência dos sons expressos simultaneamente.

O ritmo pode ser evidenciado claramente na quantidade e diversidade de estilos musicais. Alguns mais acelerados outros mais lentos, tudo devido a forma como se mede o tempo na música. A melodia pode ser ouvida claramente na voz do cantor, e a harmonia nos acordes que compõe a base da música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário