terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Música: se é dialeto tem que ter escrita!



Antes de falar sobre as figuras musicais, compassos, partituras e tudo mais que faz parte desse universo, pensei que seria legal falar um pouco sobre o surgimento da notação musical, por dois motivos:

1-   É sempre bom entender a origem das coisas, por exemplo: o português tem sua origem no latim, estou certa? Se a música é a linguagem do som ela tem que ter uma origem também não é?
2-   Por que não quero entrar logo no assunto dos tempos da cada figura e compassos, afinal, tenho que pensar muito em como abordar esse assunto pela internet, sem causar confusão na cabeça de ninguém hehe.

Pois bem, as figuras musicais modernas são:

 

Essas tiveram sua origem nos neumas (que em latim significa sinal). Eram pequenos símbolos que representavam as notas musicais no canto gregoriano.

O canto gregoriano é a mais antiga manifestação musical do Ocidente. O período de formação desse canto vai dos séculos I ao VI atingindo seu auge nos séculos VII e VIII. Seu nome é uma homenagem ao papa Gregório Magno que fez uma coletânea dessas peças.

Pois bem, na figura abaixo, podemos visualizar alguns neumas e o que eles procuravam representar

   


Pois é, a notação musical tem uma origem. Mas vamos deixar de blá, blá, blá, por que história é bom, mas viver tudo isso vai ser melhor ainda. Até a próxima!
 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário